ILUSTRAÇÃO & STREET ART

Entrevista: rita alvazez

vitó

julião

A sua marca de água é o amor. Em cada traço firme, em cada cor forte, mora a mensagem de Vítor Julião. Ilustrador, street artist, mas também professor, Vitó quer proporcionar sensações e ainda “incentivar os mais novos” na aprendizagem de técnicas de ilustração. Já o podemos encontrar online. Porém, é em caixas de pizza ou numa parede da Quinta do Mocho, que melhor podemos apreciar os seus desenhos que fazem lembrar bons cartoons.

1) MELANCIA: Quem é o Vitor? 
VITÓ: 
Vitor Julião AKA Vitó é uma pessoa que gosta de transmitir os seus sentimentos através da Ilustração/Street Art. 

2) M: Conta-nos o papel da ilustração na tua vida. 
V: Depois de estar 10 anos sem desenhar, e após um percurso militar, fui incentivado pelo meu irmão mais novo e amigos que estudavam na ESAD (Caldas da Rainha) para voltar a desenhar. Voltei-me para a ilustração e desde então tem sido uma ferramenta para exteriorizar ideologias e pensamentos pessoais.

3) M: Street art, live painting, eventos, etc... foram consequências naturais da ilustração ou foram coisas que sempre quiseste fazer? 

V: Sinceramente nunca pensei abranger o meu trabalho em todas estas áreas, mas com o apoio de alguns artistas e um pouco de sorte/trabalho consegui chegar a todas a estas áreas.

4) M: As tuas ilustrações são marcadas por contornos fortes e por uma vasta panóplia de cores. Como defines o teu estilo? 

V: As minhas ilustrações são definidas por linhas bem definidas e cores fortes com influência dos cartoons/séries de animação, no entanto não consigo definir o meu estilo pois tem estado em constante mutação apesar do traço e mancha de cor ser bem característico.

5) M: Qual é o teu grande objectivo enquanto ilustrador? 

V: O meu objectivo é proporcionar uma sensação/sentimento a qualquer pessoa que veja uma ilustração que desenvolvi. Se alguém parar um segundo para visualizar o meu trabalho considero que seja algo significativo.

6) M: Como escolhes as temáticas das tuas ilustrações? Explica-nos o teu processo criativo. 

V: O meu trabalho tem sido baseado na temática do amor e o quanto é importante demostrar o mesmo. Recentemente devido ao falecimento do meu pai e à sua longa luta contra o cancro tenho desenvolvido o meu trabalho em torno da morte e a visão curta da vida.

7) M: Há alguma ilustração que te tenha marcado de alguma forma? E uma favorita? 

V: Sou fã do trabalho do Mário Belém e das mensagens que ele transmite. Uma das minhas favoritas é a frase: “Nunca Deixes Que Te Digam Nunca”! 

8) M: Reparámos dás workshops de Ilustração. Fala-nos disso! 

V: Desde o inicio no meu percurso na ilustração que tenho tentado incentivar os mais novos na ilustração. Neste momento estou a realizar Workshops de ilustração digital com as novas Apps como Adobe Illustrator Draw e Procreate demonstrando como criar uma ilustração passo-a-passo com o sistema de ensino one-to-one de forma a esclarecer ao formando todas as suas dúvidas. 

9) M: Algum projecto novo que queiras partilhar? 

V: Em breve vou lançar o meu novo website (vitojuliao.com) onde poderão encontrar os meus novos trabalhos e loja online. Irei lançar em breve um trabalho em que as vendas irão reverter para uma Associação de luta conta o cancro Infantil. 

10) M: Onde te podemos encontrar quando fazer quando não estás a desenhar? 

V: Quando não estou a desenhar estou junto dos meus amigos a aproveitar aqueles poucos momentos que nos marcam.

11) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA e aos seus leitores. 

V: A vida é curta! Aproveitem e não tenham medo de dizer “Amo-te”!

www.instagram.com/juliao_vito/

 PREFERES 

- Cerveja ou Vinho? Vinho.

 

- Caneta ou Tinta? Tinta.

 

- Carros ou Motas? Carros.

 

- Cidade ou Campo? Cidade.

 

- Verão ou Inverno? Inverno.

 

- Jantar fora ou Cinema? Jantar fora, com boa companhia.

 

- Papel ou Parede? Parede.

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED