street art
Entrevista: JULIANA LIMA

mosaico
intervenção
urbana
Sílvia Marcon é uma artista plástica do sul do Brasil, dona do projeto Mosaico Intervenção Urbana, marcado principalmente por suas várias re-leituras da famosa Monalisa, de Leonardo DaVinci. Nesta entrevista exclusiva, Sílvia fala-nos sobre o seu gosto por arte, o seu processo criativo e a forma como ela trabalha a relação arte-público. Diverte-te!
1) MELANCIA: Quem é a Sílvia Marcon?
SÍLVIA: Porto-alegrense, já transitou pelas Artes Plásticas e Arquitetura (UFRGS). Especializou-se na técnica de “smalti” em Milão e mosaico em mármore em Verona, o que proporciona no seu trabalho a mistura desses materiais com o mosaico cerâmico. Participa de murais coletivos no Brasil e exterior e de projetos que visam capacitar os jovens em comunidades de baixa renda de Porto Alegre. Tornou-se conhecida pelas intervenções em espaços públicos da cidade (street art, arte urbana, arte de rua, street mosaic).
2) M: Qual a tua formação?
S: Sou publicitária (Famecos-PUCRS).
3) M: Quando percebeste o teu gosto por arte?
S: Desde criança. Desde sempre amei e fiz arte.
4) M: E os teus projetos com mosaico e intervenção? Quando e como surgiram na tua vida?
S: A partir de 2013 decidi largar meu trabalho formal para me dedicar integralmente a arte. Enfim, viver de arte.
5) M: As tuas interpretações com mosaico da famosa Monalisa é uma característica muito marcante nas tuas obras. Fala-nos sobre esta ideia e o teu processo criativo, de como escolhes e executas cada uma das versões.
S: Instalar nas ruas (praças, locais públicos, estações de metrô, paradas de ônibus, etc) as releituras da famosa obra Monalisa é produzir uma nova forma de percepção do cenário urbano. A ideia dos mosaicos das Monas nas ruas é inverter a relação arte-público. Quanto a escolha de qual releitura vou fazer, vai do momento, ideias, inspirações.
6) M: És de Porto Alegre, região Sul do Brasil. Entretanto vira e mexe viajas por ai. Conta-nos Apor onde já espalhastes a tua arte e como foi estas experiências fora da tua cidade natal.
S: No Brasil por enquanto nos estados de SP, RJ, PR, RS claro. E na Argentina e Colômbia. Adoro viajar e sempre que surge a possibilidade seja por algum edital ou convite de trabalho eu aceito.
7) M: Tens planos de levar o teu trabalho para outros cantos do mundo, como para Portugal ou até mesmo para a França, onde está a Monalisa original, de Leonardo da Vinci?
S: Sim, tenho planos.
8) M: Na tua opinião, que noção é que um artista não deve perder?
S: Que a arte existe para ser compartilhada e não elitizada.
9) M: Que coisas são essenciais no teu dia a dia?
S: Café, sol, paz de espírito, fazer meu próprio horário.
10) M: Qual é o teu lema?
S: O destino é uma questão de escolha.
11) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA mag e aos seus leitores.
S: Sigam seus sonhos com mais qualidade de vida e menos consumo.
espreita o artigo na revista