street art

Entrevista: JULIANA LIMA

mosaico

intervenção

urbana

Sílvia Marcon é uma artista plástica do sul do Brasil, dona do projeto Mosaico Intervenção Urbana, marcado principalmente por suas várias re-leituras da famosa Monalisa, de Leonardo DaVinci. Nesta entrevista exclusiva, Sílvia fala-nos sobre o seu gosto por arte, o seu processo criativo e a forma como ela trabalha a relação arte-público. Diverte-te!

1) MELANCIA: Quem é a Sílvia Marcon?
SÍLVIA: 
Porto-alegrense, já transitou pelas Artes Plásticas e Arquitetura (UFRGS). Especializou-se na técnica de “smalti” em Milão e mosaico em mármore em Verona, o que proporciona no seu trabalho a mistura desses materiais com o mosaico cerâmico. Participa de murais coletivos no Brasil e exterior e de projetos que visam capacitar os jovens em comunidades de baixa renda de Porto Alegre. Tornou-se conhecida pelas intervenções em espaços públicos da cidade (street art, arte urbana, arte de rua, street mosaic).

2) M: Qual a tua formação?
S: Sou publicitária (Famecos-PUCRS).

3) M: Quando percebeste o teu gosto por arte? 

S: Desde criança. Desde sempre amei e fiz arte.

4) M: E os teus projetos com mosaico e intervenção? Quando e como surgiram na tua vida? 

S: A partir de 2013 decidi largar meu trabalho formal para me dedicar integralmente a arte. Enfim, viver de arte.

5) M: As tuas interpretações com mosaico da famosa Monalisa é uma característica muito marcante nas tuas obras. Fala-nos sobre esta ideia e o teu processo criativo, de como escolhes e executas cada uma das versões.

S: Instalar nas ruas (praças, locais públicos, estações de metrô, paradas de ônibus, etc) as releituras da famosa obra Monalisa é produzir uma nova forma de percepção do cenário urbano. A ideia dos mosaicos das Monas nas ruas é inverter a relação arte-público. Quanto a escolha de qual releitura vou fazer, vai do momento, ideias, inspirações.

6) M: És de Porto Alegre, região Sul do Brasil. Entretanto vira e mexe viajas por ai. Conta-nos Apor onde já espalhastes a tua arte e como foi estas experiências fora da tua cidade natal. 

S: No Brasil por enquanto nos estados de SP, RJ, PR, RS claro. E na Argentina e Colômbia. Adoro viajar e sempre que surge a possibilidade seja por algum edital ou convite de trabalho eu aceito.

7) M: Tens planos de levar o teu trabalho para outros cantos do mundo, como para Portugal ou até mesmo para a França, onde está a Monalisa original, de Leonardo da Vinci? 

S: Sim, tenho planos.

8) M: Na tua opinião, que noção é que um artista não deve perder? 

S: Que a arte existe para ser compartilhada e não elitizada.

9) M: Que coisas são essenciais no teu dia a dia? 

S: Café, sol, paz de espírito, fazer meu próprio horário.

10) M: Qual é o teu lema? 

S: O destino é uma questão de escolha.

11) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA mag e aos seus leitores. 

S: Sigam seus sonhos com mais qualidade de vida e menos consumo.

 

www.facebook.com/MosaicoIntervencao

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED