fotografia & design
ARTIGO: ANA ALEXANDRA HENRIQUES

MICHAL
KULESKA
Nasceu na Polónia, é designer, fotógrafo e realizador e decidiu criar um mundo alternativo, marcado por situações e objectos bem conhecidos de todos nós, mas com elementos construídos em Lego, no seu “Lego Photo Project”.
Vale a pena ver, siga Michal Kulesza no Instagram, em instagram.com/michal.kulesza, ou passe em tookapic.com/michalkulesza e não se vai arrepender. Especialmente se for fã dos tijolinhos coloridos!
Já imaginou, ao pequeno-almoço, comer uma torrada quente e estaladiça barrada com... Lego? Beber uma cerveja fresca, com espuma, feita com os famosos tijolinhos que encantam miúdos e graúdos desde 1930? Jogar ténis? Comer cereais? Usar um casaco com botões feitos com as peças do famoso brinquedo dinamarquês?
Poderíamos continuar a exemplificar, mas não há nada como ver. Michał Kuleszaé um designer, fotógrafo e realizador polaco que decidiu pegar em situações do dia-a-dia e objetos do nosso quotidiano e imaginá-los com peças de Lego integradas. Seja comida, roupa, gadgets ou o que lhe passar pela imaginação, tudo serve para integrar os cenários a que dá vida, transformando ovos, sushi, manteiga, bananas, papel higiénico, dinheiro, chinelos... em criações minimalistas que trazem recordações da infância, devido à sua composição.
Não há quem não tenha vibrado e passado horas de diversão com as construções com os tijolos coloridos, quando era mais pequeno, ou “Lego” (Le+Go) não tivesse nascido a partir da junção das primeiras sílabas das palavras dinamarquesas, “leg godt”, que significam “brincar bem”. Como tal, Kulesza aproveitou o imaginário de todos nós para chamar a atenção e marcar a diferença, neste seu mundo surreal e alternativo, mas que, ainda assim, nos parece tão próximo.
Apesar de toda a inspiração e imaginação do designer polaco, há algo a que não foi possível fugir... Pisar uma peça de Lego, estando descalço, continua a dar uma dor “do caraças”...
espreita o artigo na revista