Lettering
/
Julho 2019

Entrevista: RITA ALVAREZ

FOTOGRAFIAS: VÁRIOS

JADY

SALVÁTICO

De cadernos bonitos na escola, a fazer do lettering parte do seu ofício. Jady é designer, mas o lettering persegue-a desde cedo e agora até lhe sobe pelas paredes. Acompanhada pela curiosidade e pelo sentido de estética, cria as mais bonitas composições com influências do tradicional, moderno e até industrial. Aqui, letras bonitas introduzem frases bonitas,
às quais inevitavelmente nos rendemos.

1) MELANCIA: Quem é a Jady?

JADY: Uma moça tímida, apaixonada por arte e com grandes objetivos em mente.

2) M: Sabemos que és designer, mas a tua praia parece ser o lettering. Como surgiu esta tua paixão? 
J: Eu sempre gostei de desenhar, mas não tinha muita habilidade para desenhar o que imaginava na minha mente. Então, desde a escola, escrevia o meu nome, o das minhas amigas, das matérias, etc com uma letra mais bonitinha. O meu caderno era sempre o mais bonito da sala, até que um professor pediu pra ficar com ele no fim do semestre (risos).

3) M: Tens quase 30mil seguidores no instagram. Usas a página como ferramenta potenciadora do teu trabalho?

J: Já tem um tempo que eu não me prendo mais aos números de seguidores de facto, porque isso estava me travando demais aos números e eu estava deixando de fazer o que queria por causa da quantidade de likes que teria ou não. Desde que abri mão de ficar contando seguidor, sinto que tenho conseguido mais trabalhos e mais pessoas se interessando pelo que faço. Hoje em dia é sim a maior fonte de divulgação do meu trabalho, mas se o algoritmo ajudasse seria muito melhor (risos).

4) M: Eventos, parcerias, paredes, posters... o que te enche mais a alma? 

J: Sou libriana*, difícil escolher! (risos) Eventos são legais porque atingem muitas pessoas fora da sua bolha de seguidores e o encantamento é imediato. Gosto da troca de energia que acontece e das histórias que conheço. Mas acho que fico com as paredes, que me dão muito mais trabalho, mas ficam ali praticamente eternizadas com os meus desenhos.

*signo balança, em português do Brasil.

5) M: Quais as tuas inspirações e referências? 

J: Eu acompanho muitos artistas de lettering e de outras áreas totalmente diferentes da minha, justamente para não me prender no “mais do mesmo”. Gosto também de, quando viajo, ver as artes regionais e as escritas nos comércios, feitas pelos próprios moradores. Tudo me inspira um pouco, tô sempre atenta as coisas ao meu redor.

6) M: Tens algum trabalho favorito? Porquê? 

J: Não, não costumo olhar muito para os trabalhos que faço porque fico encontrando defeito em tudo! (risos)

7) M: És um caso de sucesso! Quando percebeste que conseguias e que irias fazer de tudo isto a tua profissão? 

J: Não percebi até agora. Sempre me aparece algum desafio novo, que eu não costumo recusar. Primeiro eu aceito, depois eu penso como fazer. Acho que assim tenho me forçado a sair da zona de conforto e consequentemente amplio meu trabalho para mais pessoas terem contato. Mas me lembro da primeira vez que fechei uma parceria para criar uns adesivos de decoração, fiquei muito empolgada de poder trabalhar com o que até então era só meu hobby. Gratidão demais!

8) M: Quais as maiores dificuldades que sentiste até agora? Tens conselhos para quem está a tentar fazer o mesmo? 

J: Meu principal conselho é não confundir inspiração com cópia. Tem espaço para todo o mundo, se for para trabalhar com arte em geral, leve a sério e procure se destacar! As dificuldades do começo são sempre saber quanto cobrar e a insegurança de pegar trabalhos grandes. Mas acho que se concentrar e dar o melhor de si é o melhor caminho.

9) M: Onde te podemos encontrar quando não estás a desenhar? 

J: Em alguma hamburgueria ou sorveteria da cidade.

10) M: Próximos passos? 

J: Muros externos e testes com spray. Ah, também tô me arriscando a aprender caligrafia, com pena mesmo. Ainda quero criar um estilo novo, unindo caligrafia e lettering.

11) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA e aos seus leitores.

J: “Seja gentil com as pessoas, você nunca sabe o que elas estão enfrentando.” Gratidão MELANCIA! Contem comigo para tudo.

https://www.instagram.com/jadysalvatico

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED

Melancia_Icon.png