ILUSTRAÇÃO & DESIGN

Entrevista: rita alvarez

débora
de sousa

Nome: Débora de Sousa

Idade: 22 anos
Sou de: Peniche 
Sou conhecida por: Cloud Gallery

A minha arte é: A interpretação do que vejo em tons pastel

1) MELANCIA: Quem é a Débora? 
DÉBORA: A Débora é uma Artista Visual e Designer que sempre adorou o mundo da Arte. Estudou Artes Visuais e mais tarde, licenciou-se em Arte e Design. Gosta de misturar várias técnicas no seu trabalho para o tornar mais interessante. A sua inspiração é a Natureza e as suas cores. Ir à praia passear, dar mergulhos e apanhar pedras e conchas é dos seus passatempos favoritos.

2) M: Como surgiu este projecto? 
D: Já há algum tempo que queria arranjar uma maneira mais “pessoal” de partilhar o meu trabalho. Tive portfólio no behance mas senti que lá era tudo muito mais profissional. Por isso, decidi criar uma página de instagram com os meus trabalhos, uma galeria de Arte online onde pudesse partilhar projectos de ilustração, pintura, design (ou o que estivesse a fazer no momento) - e assim nasceu, Cloud Gallery.

3) M: Ilustração, pintura, design gráfico... o que te "enche a alma"? 

D: Uma mistura de tudo. Gosto de aplicar várias técnicas/ conhecimentos em cada projecto que faço. Por exemplo, adoro criar ilustrações digitais mas, como também gosto do visual de uma ilustração/ pintura tradicional, crio texturas e brinco um bocadinho com as opções de mistura - assim, o projeto digital acaba por ter um toque tradicional. E o mesmo acontece num projeto de design gráfico. Gosto de criar elementos que valorizem o projeto e o tornem mais interessante e bonito, misturando sempre o digital com o tradicional. Acho que o que me “enche a alma” é um conjunto de tudo.

4) M: Conseguimos identificar, várias vezes, a mesma figura feminina nos teus trabalhos. Admites ser uma espécie de auto-retrato ou trata-se de alguém aleatório? 

D: Sim, é uma espécie de auto-retrato. Imensas ilustrações são inspiradas no meu dia-a-dia ou naquilo que gostaria de estar a fazer no momento. Adoro a natureza, adoro as suas cores e acho que é muito isso que transmito. Curiosidade: várias ilustrações têm a mesma figura feminina no mar, com uma prancha - mas nenhuma das ilustrações é, efetivamente, a fazer surf. Isto porque, ainda estou a aprender! Quando conseguir, crio e partilho uma ilustração!

5) M: Qual o projecto de que mais te orgulhas de ter desenvolvido ou de ter feito parte? 

D: O projeto de Arte Urbana no Bairro Luís de Camões, proposto pela Câmara Municipal de Peniche. Em 2019, participei num concurso de Arte Urbana, cujo tema do projecto era “Identidade de Peniche”. Criei uma ilustração digital, que representava Peniche e a sua história e, felizmente, fui uma das artistas escolhidas para pintar um mural. Fiquei muito feliz mas foi um desafio. Nunca tinha pintado uma parede, muito menos uma de 7 metros! Tive imenso medo, mas correu bem.

Instagram: @cloudgallery.art

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED