ilustração & street art

Entrevista: mafalda jesus

chei

krew

Este mês tivemos oportunidade de entrevistar o Chei Krew, um grupo de criativos que viaja pelo mundo em busca de inspiração. É composto por 10 elementos em que cada um, à sua maneira, influência e contribui para o resultado final. Desenvolvem o seu trabalho em diferentes registos, superfícies e materiais, passando pela ilustração, serigrafia, street at, design e vídeo.

1) MELANCIA: Quem são os criativos por detrás desta “krew”?
CHEI KREW: 
Os criativos desta “Krew” neste momento são vários e de diferentes tipos, somos no total 10, os 2 principais são os directores que dirigem a equipa e a decisão final é sempre deles, outro elemento não menos importante é o Américo, director de comunicação, é por ele que passam todos os trabalhos antes de chegarem as mãos dos 2 principais. Da equipa fazem parte ainda 1 cozinheiro que têm a função de saciar sempre os pedidos de toda a equipa nas horas sem trabalho, outros 4 executantes de todo o trabalho físico desde materializar obras desde esculturas, pinturas, murais de grande escala até ir à mercearia fazer recados, 1 “Personal Trainer” com a função de fazer toda a equipa mexer para não ganhar excesso de peso e por fim uma tradutora residente, chamada Grace na América que assegura toda a comunicação entre os artistas e os clientes de topo mundial de outros países.

2) M: Como surgiu a escolha do nome?
C: O nome surgiu muito naturalmente, os dois fundadores da equipa quando estudavam artes marciais no Japão, em conversas com o seu mestre admiravam as obras iniciais pronunciando a palavra “Tchi” como sinal de admiração, originando assim o nome “Chei”.

3) M: Atuam em diferentes áreas artísticas, passando pela ilustração, street art, serigrafia, design, vídeo... Como descrevem o vosso trabalho? 

C: O nosso trabalho passa por tudo aquilo que nos rodeia e é isso que nos inspira, gostamos de ver/ouvir muita coisa não criando barreiras à nossa inspiração. Ambos estudamos Design Gráfico (menos o Cozinheiro) e um gosto pelo Graffiti e pela Ilustração, sendo que o nosso trabalho passa assim pela junção de todas estas áreas, criando uma linguagem consistente, limpa, simples e exacta, para um público alvo abrangente, com formas simples, cores planas e texturas variadas. Quase sempre com temas cómicos e positivos.

4) M: O que vos inspira? 

C: Inspira-nos tudo aquilo que foi feito e aquilo que se faz, desde personagens primitivas, a personagens do grande mestre Pablo Picasso ou mesmo abstracionismo como Mark Rothko, assim como trabalhos de fotografia, escultura ou novas experiências digitais. Gostamos de “beber” um bocado de tudo. Aquilo que acreditamos que nos inspira mais são os nossos retiros anuais à Guatemala ou ao Japão, de lá trazemos grandes cargas de inspiração.

5) M: Duas cabeças pensam melhor que uma. Como se desenrola o processo criativo? 

C: Neste momento além de duas são outras oito, porque achamos que duas já não chegavam, sem dúvida sublinhamos essa teoria e concordamos com ela. O nosso processo criativo passa essencialmente por um conceito chamado “Tentativa, e Erro” e pela passagem de ideias de uns para os outros, contudo não temos nenhuma fórmula, é um processo muito instintivo numa tentativa de dar resposta aos problemas que nos surgem.

6) M: Na vossa opinião, que noção é que um artista nunca deve perder? 

C: A nosso ver o artista nunca deve perder várias coisas. A principal é a noção de humildade, pois só assim pode continuar a evoluir, a apreciar bons trabalhos, pois só isso o vai permitir evoluir e trazer-lhe felicidade. Outra noção é a de que o mundo está em constante crescimento e mudança e ele deve sempre fazer de tudo para o acompanhar percebe-lo para que o seu trabalho faça sentido, deve também ter “fome criativa” pois só isso o vai estimular para criar novas coisas, e por último mas não menos importante nunca deve perder a noção que atravessar a rua fora da passadeira põe a sua vida em risco.

7) M: Qual é o vosso lema? 

C: ”10 de 11 milhões”

8) M: Deixem uma mensagem à MELANCIA mag e aos seu leitores. 

C: Queremos alertá-los como equipa para o elevado calor que se vai pôr neste de Agosto, por isso bebam muita água e se beberem álcool bebam com moderação, ao conduzir utilizem sempre o cinto de segurança e não vão para a praia nas grandes horas de calor. Obrigado melancia pelo convite e boa sorte!

vimeo.com/user26937178

www.facebook.com/cheikrew

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED