COLAGEM

Entrevista: JULIANA LIMA

GIO

PASTORI

Papéis coloridos e muita diversão, é assim o trabalho de Gio Pastori, artista italiano que recorta e cria de forma livre, artesanal, analógica e fresca, as suas ilustrações feitas em papel.

1) MELANCIA: Quem é Gio Pastori?
GIO: 
Eu sou o segundo de quatro irmãos, recolho pedaços de papel e gosto de fazer pequenas viagens para visitar amigos.

2) M: Como é que surgiu a tua paixão pela arte?
G: Desde que me lembro, sempre foi uma paixão. Houve sempre muita criatividade na minha casa. E para ajudar ainda estudei Arte, Design e Ilustração.

3) M: O teu trabalho é único e criativo. Como é que surgiram as colagens com pedaços de papel?

G: Foram uma das várias técnicas que eu experimentei quando estudei Ilustração. Eu costumava criar ilustrações digitais, mas cheguei a um ponto em que senti a necessidade de uma aproximação mais artesanal e analógica.

4) M: Explica-nos como é que organizas os teus projetos, o teu processo criativo e como aplicas os materiais.

G: Crio um simples esboço da minha ideia e depois é só cortar os desenhos diretamente do papel com uma lâmina. Não sigo nada pré-definido, assim mantenho os meus trabalhos sempre frescos.

5) M: Nós sabemos que costumas fazer trabalhos com propósitos mais comerciais, como a comunicação para a FENDI ou a MILAN FASHION WEEK. Qual foi a primeira marca que te convidou e como foi para ti esse desafio?

G: A primeira vez que trabalhei com uma marca de moda foi um projeto pessoal para Manuel Ritz. Pediram-me para falar sobre mim através dos tecidos do designer.

6) M: A MELANCIA mag teve a oportunidade de te conhecer no decorrer de um dos teus projetos, no lançamento da nova coleção da Benetton em Lisboa. Conta-nos como foi a tua experiência nesta tour europeia com a Benetton.

G: É um formato muito bom, e uma atividade muito apreciada pelo público. Costuma acontecer muito em Itália, mas eu gosto tanto de viajar que adorei a experiência desta “tour europeia”.

7) M: Tens algum trabalho teu preferido? Um em que tenhas um orgulho especial.

G: Provavelmente é a maior colagem que já fiz, chama-se Bravo. Fiz para uma grande exposição de moda na “Triennale”, em Milão, Itália.

8) M: Fala-nos sobre as tuas inspirações.

G: Henry Matisse, arte comercial dos anos 50 americana e europeia, pop art, música eletrónica e alguns artistas e ilustradores contemporâneos.

9) M: Na tua opinião, qual é o segredo do teu sucesso?

G: Para mim é engraçado chamar-lhe sucesso. Eu só tento divertir-me a fazer o que faço.

10) M: Qual é o teu objetivo de vida?

G: Ainda não decidi.

11) M: E o teu maior sonho?

G: Continuar a divertir-me, num mundo em que ninguém precisa de ser o mau da fita.

12) M: Tens planos para 2016? Exposições pessoais, viagens, projetos? Deixa-nos saber um pouco. 

G: Acabei de me mudar para um estúdio novo com uns amigos que fazem serigrafias. Gostava de melhorar este tipo de técnica e fazer algumas animações das minhas ilustrações.

13) M: Deixa uma mensagem para a MELANCIA mag e para os seus leitores.

G: Ciao Ciao, I love Portugal!

www.giopastori.com

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED