ENTREVISTA: MAFALDA JESUS

Fotografias: vários

PLANO D

Diana Lopes, 23 anos, publicitária, escreve há um mês e meio na primeira pessoa, sobre como ganhar a guerra aos quilos a mais. Em 2 meses conseguiu perder 13kg, com muito esforço e dedicação e alguns amigos e colegas tiveram curiosidade em saber qual a chave do sucesso. Assim surgiu o Plano D, um blog onde partilha o seu novo estilo de vida, conselhos de alimentação e de exercício. Tem como objetivo fazer com que todos se sintam tão bem como ela se sente hoje.

1) MELANCIA: Quem é a Diana?
DIANA: Acho que a descrição do meu blog diz tudo: O meu nome é Diana e tenho 23 anos. Um dia vou gostar tanto de brócolos como gosto de hambúrgueres com batatas fritas. Até lá, vou fazendo um (pequeno) esforço.

2) M: Quais foram os fatores que te motivaram a mudar o teu estilo de vida?
D: Sempre me senti bem comigo e com o meu corpo, até ao dia em que comecei a sentir-me apertada nas calças de sempre. Subi para a minha balança (coisa que não fazia há séculos) e vi que estava 15 quilos mais gorda do que há um ano, 15 quilos! Eu sabia que estava mais gordinha, não sabia que tinha engordado tanto. Como foi um processo longo, não notei particularmente. Mas foi aí, nessa noite, que combinei comigo mesma que no dia seguinte ia mudar.

3) M: Este novo ritmo provocou mudanças em ti e no teu dia-a-dia. Quais foram as principais?

D: Sim. Tive de aprender a organizar-me. É muito mais fácil sair tarde do trabalho e encomendar uma pizza. Agora fazer sopa e comida saudável requer um melhor aproveitamento do tempo. Quando decidi mudar de estilo de vida fazia o “Insanity” ao fim do dia. Foi duro. Deixei de ir tantas vezes com os meus amigos para um café ao fim do dia porque estava morta, houve dias em que cheguei muito tarde a casa e mesmo assim não desisti.

4) M: Explica-nos o que é o “Insanity” e de que forma te ajudou a atingir os teus objetivos.

D: É um programa de exercícios físicos para se fazer em casa. Não precisamos de nenhum adereço, o que é óptimo. Só precisamos do nosso corpo e de muita força de vontade. São treinos duros, de 30 a 50 minutos, feitos durante 6 dias da semana. Claro que mudei a minha alimentação, mas foi o “Insanity” que me ajudou a perder tanto peso, tão rápido. O truque é fazer TODOS os treinos, sem excepção, e dar o litro em cada um. O resultado viu-se no espelho, passados dois meses, menos 13kg. 

5) M: Como surgiu a ideia de partilhares as tuas aprendizagens e métodos com outras pessoas, criando o blog Plano D?

D: Trabalho numa agência de publicidade, na área Digital, e sabia como a gestão de canais digitais era feita. Seguia alguns blogs do género e sei o quanto me ajudaram a sentir-me motivada, e que não estava sozinha. O meu namorado é designer e pronto, juntei o útil ao agradável e decidi criar uma página/blog.

6) M: Tiveste algum tipo de formação nesta área, ou simplesmente recomendas o que resulta contigo?

D: Não, a minha formação na área é zero e faço questão de referir isso nas minhas publicações. Eu partilho aquilo que faço, aquilo que funciona comigo. Cada caso é um caso e sempre que as pessoas me perguntam algo mais específico, aconselho-as a procurar um especialista em nutrição/deporto.

7) M: Como organizas o teu dia para conseguires trabalhar, fazer exercício e em simultâneo alimentar o blog?

D: Ando sempre de um lado para o outro, e com o telefone por perto, nunca se sabe quando é que vou precisar de tirar uma fotografia para o Plano D :) Vou ao ginásio à hora de almoço, trabalho durante o dia e aproveito as noites para pensar e escrever novos posts para o blog. Confesso que o blog começou a acompanhar-me sempre. O meu namorado que o diga (e está sempre a brincar comigo por isso mesmo!), estou sempre preocupada em colocar novas receitas, fotografias ou incentivos.

8) M: Há sempre coisas que nos fazem mal mas que nos sabem bem. Do que tens mais saudades?

D: Ui, agora não saia daqui. Sempre adorei gomas, e acho que é aquilo de que tenho mais saudades, comia muitas vezes. Há as gomas sem açúcar, mas não são a mesma coisa. Tenho saudades de fast food, de pão alentejano torrado com manteiga e de um bom bolo. É verdade que no início me privava de todas estas coisas mas consegui atingir mais coisa menos coisa o peso pretendido, por isso, hoje em dia, dou-me ao luxo de poder comer umas coisinhas destas, de vez em quando.

9) M: É um projeto recente, mas já contas com milhares de seguidores. Ajudá-los a alterar o seu estilo de vida continua a motivar-te? 

D: Sempre. Há dias em que não me apetece treinar mas só de pensar nas pessoas que seguem diariamente o Plano D, levanto-me da cadeira. O feedback tem sido muito positivo e enche-me o coração receber mensagens a dizer que ajudei, de alguma forma, a mudar a vida das pessoas para melhor. Eu perdi 16kg e sei que isso motiva muitas pessoas, fico mesmo feliz.

10) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA mag e aos teus leitores.

D: Em primeiro lugar, como não adorar a MELANCIA mag se tem melancias como o Plano D? :) Agora a sério, queria agradecer a oportunidade de poder dar a conhecer ainda a mais pessoas o meu projecto. Para os meus leitores (ainda me soa estranho dizer isto!) tenho apenas uma frase: com foco e determinação, somos capazes de tudo.

plano--d.blogspot.com

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED

Melancia_Icon.png