DIGITAL INFLUENCER

ENTREVISTA: MAFALDA JESUS

mad

moiselle

vintage

MAD-moiselle Vintage Hairstylist é um projeto onde Madalena Costa se dedica exclusivamente a penteados e maquilhagem de inspiração vintage. Especializada em looks dos anos 20 aos anos 60, ajuda e aconselha as mulheres a recriar looks intemporais para as mais diversas ocasiões. Os penteados vão do mais simples ao mais complexo, do mais casual ao mais fancy.

1) MELANCIA: Quem é a Madalena?
MADALENA: A Madalena é uma jovem de 25 anos, de berço açoriano, apaixonada por Lisboa. Mora num dos mais típicos bairros de Lisboa (Graça) com os seus 2 gatos. Lutadora e ambiciosa, vive cada dia como se fosse o último. Independente, gosta de saborear a vida e fazer a diferença na vida dos outros. Luta a cada dia por aquilo que gosta e acredita. Gostava de um dia poder ser exemplo na vida de alguém.

2) M: Qual foi o teu percurso até chegares à MAD-moiselle Vintage Hairstylist?
M: Em 2008 iniciei os estudos em Design de Equipamento na Faculdade de Belas-Artes Lisboa. Foi exatamente durante esses anos que descobri o gosto e a paixão pelo Vintage e toda a sua estética envolvente, nomeadamente os cabelos... Durante o tempo em que andei na faculdade aceitei o convite para fazer parte da produção do ‘Miss Pin-Up Portugal/Tattoo and Rock Fest’ e a partir daí comecei a desenvolver trabalho nesta área (Nunca imaginei que viria a ser o meu trabalho mais tarde). Em 2014 fui convidada a trabalhar no ‘primeiro cabeleireiro vintage’ de Lisboa, mas rapidamente percebi que só conseguiria atingir certos objetivos e realizar determinados sonhos se tivesse o meu próprio projeto. E em Outubro desse mesmo ano decidi lançar-me nesta aventura a solo e chamar-lhe “MAD-moiselle Vintage Hairstylist”.

3) M: O que te levou a entregares-te a esta arte e a aventurares-te a ter o teu próprio negócio? 

M: Como disse anteriormente, só a solo estou a conseguir realizar e desenvolver ideias/projetos/sonhos que anteriormente não estava a conseguir. Nomeadamente desenvolver um conceito que é tão particular em Portugal e que no meu ponto de vista precisa de um cuidado especial. Quando decidi aprender os penteados e estudá-los foi meramente por gosto e curiosidade própria, inclusive aprendi a fazer todos os penteados em mim portanto ninguém melhor do que eu para transmitir essa experiência e só assim faz sentido.

4) M: Qual é a sensação ao ver que o teu trabalho surpreendeu a cliente e que contribuiu para melhorar o seu dia?

M: VALE A PENA CONTINUAR! É uma conquista diária e, claro, é sempre bom melhorar o dia de alguém... Nem que seja com um penteado e/ou make-up. Eu costumo dizer que não há ocasiões especiais para nos mimarmos, assim como não tem que se ter um estilo vinculado para se passar pela experiência e, por incrível que pareça, as melhores conquistas são sempre com as pessoas mais sépticas.

5) M: Quais são os detalhes que fazem a diferença quando crias um penteado?

M: Desde as técnicas que uso, às inspirações... O meu salão está decorado com fotografias das Divas de outrora são essas referências que fazem o meu trabalho tão especial. Quem não gosta de encarnar uma Brigitte Bardot ou uma Marilyn por um dia?

6) M: Sendo esta uma área criativa, onde procuras inspiração e que personalidades tens como referência para o desenvolvimento do teu trabalho?

M: Nas atrizes, nos filmes, nas séries, em algumas celebridades do nosso dia-a-dia. As inspirações vêm dos mais variados sítios. Posso dizer que é um estudo e uma pesquisa constante.

7) M: Qual é a maior dificuldade e o maior desafio numa carreira de Hairstyling?

M: Acho que posso juntar os dois em um... A maior dificuldade e desafio é dar a conhecer esta arte ao público em geral, que na maioria das vezes é bastante receoso em experienciar ‘novas’ tendências.

8) M: Fala-nos um pouco dos teus workshops.

M: Os meus workshops são uma oportunidade para quem os frequenta de conhecer um bocadinho mais da história de certos penteados icónicos, assim como levar para casa algumas dicas para tentar reproduzi-los.

9) M: Tens crescido imenso nesta área, quais são os próximos objetivos a atingir?

M: Cinema, Televisão, Teatro... Gostava mesmo de poder fazer a produção de peças de época. Além disso gostava de expandir e quem sabe fazer uns ‘trannings’ com outras ‘’MAD’s’’ do Mundo nomeadamente em Inglaterra e Austrália.

10) M: Deixa um recado à MELANCIA mag e a todos os seus leitores.

M: Sejam audazes. Trabalhem e lutem por aquilo que acreditam. Arrisquem e sejam felizes. Não há nada melhor do que ser-se feliz fazendo o que se gosta.

www.facebook.com/madmoisellevintagehairstylist

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED