Entrevista: JULIANA LIMA

fotografias: JOSÉ PINHEIRO

JOSÉ

PINHEIRO

Cada fotografia, uma história. É assim que o José Pinheiro, que nos presenteou pela linda capa desta edição, criativo português de 28 anos, compõe as imagens da sua galeria no Instagram. Sendo o céu uma das coisas que mais o inspira, traz nas suas fotos a sensação de paz, liberdade e uma vontade de sair a voar por aí.

1) MELANCIA: Quem é o José Pinheiro?
JOSÉ: 
Eu sou designer gráfico, tenho 28 anos, e vivo numa pequena cidade chamada Amarante, perto do Porto, em Portugal. O José é uma pessoa bem disposta, muito curiosa que gosta de explorar e fazer coisas novas.

2) M: Quando percebeste o teu gosto e aptidão pela criatividade?
J: Eu sempre tive um grande interesse e gosto pelas áreas artísticas, desde a fotografia, a ilustração, design, entre outros, isso aconteceu ainda na escola, antes da faculdade. Foi o que motivou a seguir Design Gráfico e aprofundar os meus conhecimentos e ter a oportunidade de “criar” também.

3) M: Como crias as histórias das tuas fotografias? 

J: As minhas fotos são sempre planeadas, são ideias que me surgem de coisas que vejo ou oiço, por exemplo numa música, num filme... E por vezes são ideias que me surgem naturalmente. Quando tal acontece, começo a idealizar e a planear qual a melhor forma de contar aquela história no quadradinho do instagram. Tudo é pensado, desde o local onde tiro a foto, as cores que vou utilizar, os elementos que preciso para a foto e até mesmo a roupa que vou usar, para que tudo que faz parte da fotografia tenha uma ligação, fazendo com que a foto conte da melhor forma a “história” que os meus seguidores vão ver. Também há sempre um cuidado para que todas as fotos sigam a mesma linguagem estética, para que haja uma coerência quando vimos a galeria como um todo. Depois de ter tudo definido, começo a fotografar até ter a imagem que mais se aproxima do que idealizei (que por vezes tem alterações). Depois de ter as fotos, passo ao processo de edição, que faço normalmente em Photoshop, quando necessário, pois, por vezes, as fotos apenas sofrem alterações na parte da edição das cores. Depois chega a fase final, que é partilhar com os meus seguidores o quadradinho com a minha “história”.

4) M: Quais as tuas inspirações e referências? 

J: Diariamente, somos bombardeados de inspiração através de muitos canais. Desde música, filmes, livros, paisagens até a um pequeno objeto banal do nosso dia-a-dia ou até uma pessoa, todas estas coisas podem ser o mote para começar a construir uma história/foto. A visita diária ao instagram é também uma fonte de inspiração, pois observamos sempre fotos geniais que nos chegam em diferentes estilos e de todo o mundo, cada uma com uma história e perspectiva diferentes.

5) M: Em muitas das imagens que cria, estás aos saltos nas nuvens. Que relação é esta com o céu? Tens vontade de voar por aí? 

J: O céu é uma das coisas de que mais gosto e que mais me inspiram (como se vê na minha galeria). Acho que as nuvens refletem o meu lado mais sonhador e de fantasia, o que ilustro muito nas minhas fotos, elas trazem a sensação de liberdade e paz (gosto tanto delas que nem mesmo eu sei bem como explicar essa paixão). Sim, claro que gostaria de voar por aí, ver e fazer coisas novas e partilhar essas coisas, voar fora do quadrado. Voos mais altos.

6) M: Tens outros projetos pessoais? 

J: Eu trabalho também como designer gráfico e dou aulas, por vezes, em cursos profissionais de Design. E estou a trabalhar em novas ideias/ projetos que espero vir a mostrar mais tarde. Que ligam o design à fotografia, mas noutra perspetiva, mais profissional.

7) M: Qual o teu lema? 

J: O meu lema é que as pessoas não devem ter medo de fazer o que gostam e que as faz felizes. E que tirem proveito de pequenas coisas que por vezes são as mais importantes e que se tornam grandes.

8) M: Deixa uma mensagem para a MELANCIA mag e aos seus leitores. 

J: A minha mensagem é que continuem a fazer coisas bonitas e inspiradoras e, acima de tudo sejam as primeiras pessoas a gostar do vosso trabalho e a divertirem-se com isso, e que passem isso para o outro lado do quadradinho.

www.instagram.com/o_pinheirojose

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED

Melancia_Icon.png