tatuagem

Entrevista: MAFALDA JESUS

SUSBOOM

TATTOO

Com um estilo minimal-avangart, onde se destaca a sua técnica de linhas finas e aguarela, Susana Barros, mais conhecida como Susboom, é uma tatuadora residente no estúdio Minimal-Ink, no Porto. Descreve-se como uma pessoa calma, paciente e perfeccionista, o que contribui para os excelentes resultados e satisfação dos seus clientes, visto que o trabalho com linhas exige muito rigor. Começou por tatuar o pai e a partir daí nunca mais parou. Apostamos que vais ler este artigo e desejar ter uma destas na tua coleção.

1) MELANCIA: Quem é a Susana?
SUSBOOM: 
O nome artístico da Susana é Susboom. Ela é uma ilustradora de tatuagens, de sua técnica minimal-avangart, dominando a técnica de linhas e aguarela. A Susana começou esta aventura no mundo da tatuagem, quando em 2013 abriu sozinha o seu próprio estúdio em Lisboa, com o nome de SusboomTattoo&Illustration. Em 2015, ainda em Lisboa, fez uma parceria com o artista Vesna e os dois construíram o estúdio Minimal-Ink, que hoje está presente na cidade do Porto há 9 meses.

2) M: Como começou esta aventura no mundo da tatuagem?
S: Esta aventura para mim começou como um hobbie e com a ajuda do meu mestre fui aperfeiçoando todas as técnicas da tatuagem. O meu mestre sempre deu valor à Arte na tatuagem, e foi para mim o começo da minha paixão por esta área.

3) M: De que forma é que o teu estilo artístico se relaciona com a tua personalidade? 

S: A Susboom tem um estilo avang-art minimalista de linhas finas. Este estilo normalmente exige alguma calma e paciência para conseguir fazer trabalhos com uma linha perfeita. A Susboom é também uma pessoa calma, paciente e perfeccionista, acho que as coisas se abraçam, e o resultado é sempre do agrado dos meus clientes.

4) M: Ainda te lembras da primeira tatuagem que fizeste? Como correu? 

S: A primeira tatuagem é algo que nunca se esquece, sendo que, a minha primeira cobaia foi o meu pai, que também estava a fazer a sua primeira Tattoo. Foi especial para mim pois foi um momento especial entre pai e filha e foi algo que eu nunca lhe pensei pedir. Acreditando nas minhas capacidades, foi o meu pai que se ofereceu para ser eu a fazer a sua primeira tattoo. A minha primeira tatuagem correu super bem e ficou muito bonita. Todo o processo foi feito em família com muitas risadas e no final uma bela tattoo, um pai orgulhoso e uma filha feliz.

5) M: Quais são as maiores dificuldades desta profissão? 

S: As principais dificuldades na minha opinião é atingir a perfeição de tudo, seja na criatividade, na originalidade e principalmente atingir o aperfeiçoamento da técnica da tatuagem. É necessário muito estudo e dedicação para se ser um grande tatuador.

6) M: O que é essencial no teu dia-a-dia? 

S: Para mim o que é essencial no meu dia a dia, é que seja calmo e tranquilo e rodeado de bom ambiente entre mim e os meus clientes. Uso muito a música para me ajudar a criar a minha arte e para que eles fiquem o mais relaxados possíveis. Gosto de trabalhar em ambiente tranquilo. Por isso o meu estúdio ser privado.

7) M: Qual é o teu lema? 

S: Nunca desistir dos nossos sonhos e objectivos. Seguir em frente com as nossas ideias e realizando-as com um sorriso. Levar a vida a sorrir é sempre o ideal.

8) M: Que conselhos deixas a quem sonha ser tatuador? 

S: Que se for o que querem, não desistam. O segredo é saber se realmente querem esta arte para as suas vidas. Se quiserem, trabalhem para amanhã serem sempre melhores do que são hoje. Sejam responsáveis e honestos convosco e com os vossos clientes e não façam o que ainda não são capazes de tatuar. Não é uma profissão fácil, apreender a tatuar é bastante difícil, mas com amor e dedicação vocês são capazes de tudo. Força nada de desanimar...

9) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA mag e aos seus leitores. 

S: Quero agradecer a revista Melancia por esta oportunidade de estar nesta edição. É para mim um prazer enorme estar presente na vossa revista. Em relação aos leitores, podem conhecer um pouco melhor sobre o meu trabalho nas redes sociais. Quero vos dizer que os acredito muito que “o sonho faz o Homem...” espero que de alguma forma vos tenha inspirado e que sonhem muito e façam coisas fantásticas na vossa vida.

 

www.facebook.com/SusboomTattooIllustration

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED