Entrevista: MAFALDA JESUS

ILUSTRAÇÕES: smile

SMILE

“Um rapaz descontraído e muito minucioso com o seu trabalho” assim se resume SMILE, um talentoso graffiter de 31 anos, que nos conta como descobriu o seu dom para colorir ruas e retratar pessoas. Desde muito novo que o desenho faz parte da sua vida, mas foi no fim da década de 90, que pintou a sua primeira parede e decidiu dedicar-se ao graffiti. Tem como objectivo mostrar que para além de uma arte, é uma forma de ser e de estar na vida, nunca esquecendo as suas raízes… a rua!

1) MELANCIA: Quem é o smile? O que te levou a escolher este nome?
SMILE: 
O SMILE é um rapaz descontraído e muito minucioso com o seu trabalho. O nome surgiu um pouco sem saber o que era o graffiti, foi através de um autocolante de uma revista em 99, onde desenhei as letras e o boneco que tinha e foi ficando até hoje.

2) M: Como começou esta aventura no mundo do street art?
S: Começou por influência dos meus primos, pois eles já desenhavam e eu tentava sempre copiá-los em tudo, entrei sem saber o que estava a fazer, gostava de desenhar e foi tudo surgindo naturalmente.

3) M: O que marca a diferença no teu trabalho? 

S: O facto de ser muito minucioso e ter uma paciência de todo o tamanho (risos).

4) M: Consegues destacar um projecto? 

S: Sim, uma pintura que fiz numa aldeia em Castelo Branco, para as Aldeias Artística do “Há Festa no Campo”, onde retratei uma senhora da queijaria local e que, o pouco que fiz, mudou a auto-estima dessa pessoa, e ainda hoje recebo feedbacks muito bons.

5) M: Na tua opinião, qual é o papel da street art na comunidade? 

S: É relativo, pois podes intervir apenas por prazer e fazer para ti, porque queres explorar alguma técnica nova ou outro material, ou então fazes algo na rua, querendo passar uma mensagem ou até mesmo provocar reacções nas pessoas.

6) M: Na tua opinião, que noção é que um artista nunca deve perder? 

S: De ter os pés assentes na terra, porque hoje estás lá em cima, mas depressa estás cá em baixo.

7) M: Qual é o teu lema? 

S: Não tenho.

8) M: Deixa uma mensagem à MELANCIA mag e aos seus leitores. 

S: Quero agradecer por este convite, pois já tinha sido feito há algum tempo, mas o tempo voa (risos). Aos leitores, que desfrutem da vida e façam o que vos deixa felizes pois a vida é curta.

www.facebook.com/Smile1art

espreita o artigo na revista

CONTACTos

  • ig
  • fb
  • yt

MELANCIA MAG 2018 © ALL RIGHTS RESERVED

Melancia_Icon.png